Ínicio > Blog > Como ensinar cachorro a obedecer?
CATEGORIAS

Como ensinar cachorro a obedecer?

Como ensinar cachorro a obedecer? - Doglicious

Ensinar o cachorro a obedecer não é uma tarefa fácil. O sonho de qualquer tutor é ter em casa um cãozinho super obediente, não é? Aquele dog que faz xixi no lugar certo, obedece a todos os comandos, não late muito e nem estraga sapatos. Mas é óbvio que isso não passa de um sonho, partindo do princípio que: cachorro não é gente! 

O cachorro não possui capacidade de entendimento como o humano — sabemos que o cérebro do animal é limitado e por isso não podemos exigir mais do que eles conseguem absorver. Porém existem algumas formas de condicionar o animalzinho a agir da forma que desejamos e aqui vão algumas dicas de como educar um cachorro:

Como ensinar um cachorro desde filhote?

A primeira coisa que devemos nos atentar antes de ensinar um cachorro filhote é que a relação com o pet deve ser muito estreita e amigável. Se o tutor tratar o seu animalzinho como um simples cachorro, será enxergado como um humano qualquer. Falar com grosseria e maltratar o peludo fará com que ele se afaste ainda mais do dono, ao invés de obedecê-lo.

Um cachorro desobediente é consequência da má educação do tutor.

Desde filhote, o cãozinho interpreta a maneira como o dono fala com ele. Por isso é importante usar sempre o mesmo tom de voz quando quiser dar um comando: sendo firme, mas não rude. Eles entendem até os sinais corporais dos humanos, então devemos procurar ser sempre muito claros para que os fofuchos possam entender o que estamos exigindo. 

Regra muito importante de como educar um cachorro filhote: mostrar ao pequenino que não é ele quem manda na casa. Quando chega ao local, o dog sente-se como se fosse o dono de tudo e por isso age da forma que quer. Fazer o peludinho entender que o tutor é o líder da matilha torna as coisas mais simples — o cachorro se sentirá submisso, e, consequentemente, obedecerá com mais facilidade. 

Saber separar as situações é essencial. Existe a hora de brincar e a hora de falar sério. A forma de falar e agir será diferente nesses dois casos, então o pequeno começará a entender e se acostumar com a nossa maneira de se expressar. Na hora de brincar, mostre ao animal que quem inicia a brincadeira é você — segurar a bolinha, por exemplo, e esperar alguns minutos antes de começar a jogá-la é sinal de autoridade, assim como oferecer a ração: colocar o potinho cheio na frente do filhote e aguardar um momento antes de permitir que ele coma vai fazê-lo receber ordens e obedecê-las melhor.

Ensinar o cãozinho a fazer xixi no lugar certo também é uma tarefa que deve ser repetida incessantemente. Todas as vezes que o peludo errar o lugar do xixi e for pego no flagra, é necessário usar palavras únicas — firmes e diretas, como “Não!” — e em seguida colocar o animal em cima do tapete higiênico (ou local escolhido pelo tutor) para que ele entenda que o lugar correto para fazer xixi é o que o dono está mostrando e não o que ele escolheu. 

O que fazer quando o cachorro não obedece?

Assim como os humanos, os cães também possuem personalidade própria. É por isso que dentro de uma raça específica pode existir um cachorro mais calmo e outro que acaba com tudo o que vê pela frente. 

É claro que o amor que temos por esse bichinho vai além das fronteiras da educação correta e por isso muitas vezes não conseguimos ser rígidos com eles, fazendo com que nem liguem para as nossas ordens e não nos obedeçam de maneira alguma. Porém, para que você não tenha um cachorro desobediente dentro de casa, é preciso que algumas atitudes sejam tomadas enquanto é tempo. 

Uma das opções é o adestramento canino. Ao contrário do que pensamos, o adestramento é uma ótima ferramenta no auxílio da educação do seu filho de quatro patas. Temos o mau costume de pensar que no adestramento o cachorrinho será maltratado ou obrigado a fazer algo que não quer. Essa é uma forma errada de pensar, pois adestrar é uma alternativa muito segura e eficaz de como ensinar o cachorro a obedecer.  

Uma guloseima bastante usada no adestramento de cães e que também pode ser oferecida sempre que seu amigo fizer algo que te deixe satisfeito é o petisco para cachorro, eles adoram esse tipo de recompensa! 

Outro motivo da desobediência canina é a forma com que o dono age com o animal. Os cães necessitam de alguns cuidados diários extras: eles precisam ter liberdade de correr, brincar e se exercitar. Cão que fica preso dentro de casa se torna um cachorro desobediente por natureza. Por isso é importante que o tutor faça passeios com o pet para que ele não fique estressado ou entediado. Já dizia o velho ditado: “Um cão cansado é um cão feliz!”. 

O que fazer para o cachorro parar de morder?

Quando pequeno, é natural o cachorrinho mordiscar as mãos e os pés do tutor. Um comportamento aceitável e engraçadinho se tratando de um filhote. Porém, quando o peludo vai crescendo, ele entende que morder o dono é normal, já que nunca houve repreensão pela atitude. As mordidas vão se tornando dolorosas e constantes, mas fica difícil fazer o cachorro entender que deve parar de morder. Por isso devemos ensinar desde pequenos que esse ato é errado e a forma mais correta de evitar que isso aconteça é acompanhando os passos a seguir:

  1. Quando o pet morder sua mão, não tire-a do lugar. Normalmente, assim que o cachorro nos morde, a primeira atitude que temos é tirar a mão e erguê-la até uma altura que ele não alcance. Esse movimento faz com que o cachorro ache que você está brincando com ele e a sua mão acaba se tornando o alvo da brincadeira. Deixe-a onde está.
  2. Em seguida, olhe para o cachorro e diga com firmeza a palavra “Não!”. Se ele insistir, repita até que obedeça. Ele deve associar a palavra “não” a algo que realmente não deve fazer, então é importante a repetição. 
  3. Assim que ele parar de morder, substitua sua mão por um mordedor ou algum brinquedo de que ele goste. Se desejar, pode oferecer um petisco para que ele entenda que aquele é o objeto correto para morder.

Se o seu fofucho arteiro morde objetos da casa, como sapatos, fios e móveis, pode ser que ele esteja precisando de atenção. Essa atitude é mais natural em filhotes por terem mais energia e exigirem carinho do dono o tempo todo. Cachorros adultos que ficam muito sozinhos em casa ou até mesmo presos por muito tempo também costumam agir dessa forma. Nesse caso, procure ficar mais com o seu filho de quatro patas, levando-o para passear e exercitando-o frequentemente. 

Melhor petisco para cachorro

Cá entre nós, quem não gosta de comida boa, não é mesmo? Recompensas são sempre bem-vindas, ainda mais se forem em forma de petiscos! Os cachorros amam estes agrados e com certeza os snacks são muito estimulantes na hora de ensinar alguma coisa ao seu pet. DogLicious possui um produto específico para cães que estão sendo adestrados e torna a educação do seu melhor amigo muito mais saborosa.

Blog Doglicious

DogLicious Training é uma delícia em forma de snack! Este petisco extremamente saboroso tem o tamanho ideal para ser oferecido como recompensa durante exercícios de treinamento canino. O seu pet vai amar e com certeza fará tudo certinho para sempre receber este delicioso agrado!

Escreva um Comentário

Avalie o post: *