Ínicio > Blog > Você sabe como adestrar cachorro?
CATEGORIAS

Você sabe como adestrar cachorro?

Você sabe como adestrar cachorro? - Doglicious

Senta! Deita! Sim! Não!... E acabamos de descrever o sonho de todos os tutores. Você mesmo, quantas vezes tentou descobrir como adestrar cachorro? Pois agora você vai entender (ou mais que isso): tá na hora de colocar em prática alguns ensinamentos e fazer acontecer.

Ahh, antes de começar, vamos falar dos benefícios do adestramento de cães e como ele pode ajudar na mudança de comportamento de adultos e filhotes.

Benefícios do adestramento de cães

O adestramento de cães não vai mudar a personalidade de nenhum cachorro. O que vai acontecer é uma mudança de comportamento; ou seja, ele será reeducado e não modificado. 

Seu amigão vai continuar sendo a alegria da casa. O que muda depois de passar pelo adestramento, são os problemas como: urinar em todos os cantos e latir para todo mundo.

Em meio aos principais benefícios do adestramento de cães, estão:

  • Cão mais sociável com outros animais e pessoas
  • Cachorro bem mais tranquilo, sem tanto estresse
  • Ele vai bagunçar menos, então pode comemorar
  • O cachorro fica mais amável e carinhoso 
  • E, por fim, ele vai aprender a fazer xixi no lugar certo

Viu só quanta coisa boa que o adestramento de cães pode proporcionar? Mas ainda não acabou! Logo abaixo vamos ensinar alguns truques para você fazer aí, na sua casa.

Como adestrar cachorro

Seja ele filhote ou adulto, o adestramento de cachorro já pode iniciar após os 60 dias de vida. O quanto antes começar, melhor vai ser o aprendizado.

Então, como educar um cachorro filhote? Esse vai ser o treinamento mais fofo que você já viu! Imagina só ensinar essa fofura a fazer o cocô e o xixi no lugar certo e se comportar durante o passeio? É irresistível! 

Para que o filhote faça cocô e xixi no lugar certo, você vai precisar:

  • Escolher um lugar seguro e limpo, que fique longe da ração e também da caminha
  • Criar rotinas para comer nos horários certos, e fazer as necessidades logo depois
  • Ser paciente! Vai demorar até que o filhote consiga fazer tudo. Jamais esfregue urina ou ração no cachorro, isso é agressão!

Quando for educar o filhote durante o passeio, escolha um lugar calmo e evite passear em dias muito quentes. Ande pela sombra e não se esqueça de dar água ao seu cachorro. 

Enquanto estiver andando com ele, mantenha o controle da guia sempre firme, mas tenha cuidado para não machucá-lo. Se perceber que ele está puxando demais a guia, espere até que ele pare e dê um petisco como recompensa. Ao longo do tempo ele vai assimilando que puxar a coleira não é positivo. 

Antes de fazer o primeiro passeio com o filhote da casa, dê todas as vacinas indicadas! Para isso é só você entrar em contato com um veterinário de confiança.

Agora vamos falar sobre como educar um cachorro adulto e suas dificuldades. Podemos dizer que adestrar um adulto é mais difícil que um filhote, mas é possível e você pode ensinar comandos para adestrar em casa

O adestramento de cães mais velhos é ideal para promover mudanças de comportamento e reverter casos de maus tratos. A grande vantagem de educar um cachorro adulto é que ele geralmente é mais calmo e tende a ter mais foco nos comandos. 

Mas, de uma forma geral, independentemente se for adulto ou cachorro filhote, o ato de adestrar está diretamente relacionado à saúde do bichinho e, claro, à sua relação com o ambiente em que vive.

Como ensinar cachorro a fazer necessidades no lugar certo

Vamos combinar que não é nada agradável encontrar poças de xixi e montinhos de cocô espalhados pela casa. Além do cheiro e da sujeira, existe o risco de estragar algum móvel da casa. 

Então, para que você não perca dinheiro nem seu bom humor, vamos te ajudar com isso. Chegou a hora de ensinar a fazer as necessidades no lugar certo.

Ahh, existe um adendo aqui: caso seu cão tenha algum problema, como incontinência urinária, as  dicas abaixo não vão te ajudar. Você terá que levá-lo a um veterinário para fazer uma consulta e avaliação. 

Dicas de como ensinar seu cão a fazer as necessidades no lugar certo: 

  • Escolha um canto fresco e limpo
  • Sempre que ele terminar de tomar água, vá com ele até o lugar escolhido
  • Tenha paciência
  • Sempre que ele acertar o local, faça um carinho e dê uma recompensa
  • Não dê broncas
  • Mantenha o lugar sempre limpo

Viu como não existe segredo? É só tentar várias e sempre dar um reforço positivo, como vamos ensinar agora. 

Como treinar um cachorro usando petiscos

As recompensas são sempre bem-vindas dentro do processo de adestramento de cães. Elas incentivam o animal a fazer os movimentos no início do processo, servindo como um “combustível”.

Por outro lado, para seu cão as frases positivas como “bom garoto”, “parabéns” e carinhos já são belas recompensas. Mas sabemos muito bem que esses peludos são muito espertinhos e não querem se esforçar sem receber nada saboroso em troca. 

Se esse é seu caso, petisco para cachorro ou frutas permitidas para cachorros vão ajudar. Animais alérgicos ou que não podem sair da dieta, como aqueles que sofrem com obesidade canina, devem receber como recompensa as partículas da própria ração. 

A melhor forma de oferecer petiscos para cachorro é ao fim de cada comando correto. Sempre que o cachorro acertar, você o elogia e dá um petisco canino.

Inclusive, você já conhece o melhor petisco para cachorro

Blog Doglicious

DogLicious Snack Training é um delicioso e irresistível petisco que vai ajudar (e muito) seu cão na hora do adestramento. Com DogLicious, qualquer exercício vai ser pura diversão e sabor. 

Conheça a linha completa de petiscos DogLicious e coloque mais brincadeiras na vida do seu amigão!

Escreva um Comentário

Avalie o post: *