Ínicio > Blog > Cachorro babando muito: o que pode ser?
CATEGORIAS

Cachorro babando muito: o que pode ser?

Cachorro babando muito: o que pode ser? - Doglicious

Receber carinho canino é sempre bom, né? Ainda mais quando o campeão vem todo feliz correndo em nossa direção, doidinho por um cafuné. A única coisa que não agrada alguns tutores nessas horas são os “lambeijos” (ou lambidas, como preferir), sempre acompanhados de saliva. Babar é prática normal dessas fofuras. Existem vários estímulos que fazem com que os cães produzam saliva, e para garantir que está tudo bem com ele, é preciso identificar em quais situações o cachorro babando muito é normal ou não.

A visão e o olfato são ótimos exemplos de estímulos para deixar seu cachorro salivando. Um alimento apetitoso, um petisco para cachorro DogLicious ou seu brinquedo favorito, obviamente deixarão o pet tentadíssimo a abocanhar logo o que está na sua frente, seja por observar o que está ali ou por sentir o cheiro que chega até suas narinas. Temperaturas excessivas também podem deixar o cão babando, já que seu organismo utiliza-se disso para baixar sua temperatura corporal.

Por que os cachorros ficam babando?

É comum um cachorro babar quando sente algum cheiro de comida gostosa, se estiver muito faminto ou em ambiente úmido e quente. Mas há outras causas patológicas como um corpo estranho na boca, enjôo ou até mesmo um problema bucal.

Algumas raças de cachorro costumam babar bastante pelo formato de sua boca, como os Bassets Hound e Boxers, por exemplo. Isso já faz parte do DNA deles, não dependendo de estímulo ou sendo um sinal concreto de alguma doença ou problema com seu amigão. Mesmo assim, independente da raça ou situação, é preciso verificar outros sinais que, quando combinados ao cachorro salivando muito, podem indicar que o pet não está muito bem.

Quando o cachorro está babando muito é importante que você verifique se há outros sintomas e, passe todas as informações de mudanças físicas e comportamentais ao veterinário para que o diagnóstico seja preciso.

Outras causas para cachorro babando muito

Calor e vontade de um delicioso DogLicious não são os únicos que fazem os cães babar. Veja os problemas que podem estimular a salivação excessiva:

Problemas bucais fazem os cães babarem

Falta de higiene bucal, infecções e inflamações na gengiva são exemplos de problemas que podem deixar o cachorro babando muito, por isso cuidados com a saúde bucal do cachorro são essenciais.

Mastigar plantas venenosas ou morder um animal venenoso também pode machucar a boca canina, resultando no excesso de saliva. Mas, nesses casos, é aconselhado procurar um veterinário com urgência para evitar que seu peludinho corra riscos de envenenamento.

Dificuldade ao engolir

São diversos fatores que infelizmente deixam o fofuxo com dificuldade de engolir. Problemas renais, hepáticos, digestivos e até nos músculos da face podem dificultar que o pet consiga engolir qualquer coisa, deixando o cachorro babando muito.

Raiva pode estimular a salivação

Além do cachorro salivando muito, outros sintomas como agressividade, falta de apetite, agitação e convulsões são comuns em cãezinhos que infelizmente foram infectados pelo vírus da Raiva. Hoje em dia, graças à vacinação, são poucos casos da doença que ainda aparecem por aí, mas caso aconteça, evite o contato direto com a saliva do animal infectado, pois a Raiva também é transmitida para nós.

Problemas psicológicos

Cachorro babando e triste pode ser sinal de estresse ou ansiedade, seja por ficar muito sozinho ou se irritar com barulhos constantes que incomodam sua audição.

O que fazer quando o cachorro está babando muito?

Assim que perceber seu cachorro babando muito, observe se há outros sintomas que possam indicar que o cachorro está doente, tais como:

  1. Vômito;
  2. Perda de apetite;
  3. Dificuldade de engolir;
  4. Mudanças de comportamento;
  5. Mau hálito forte. 

Perceba se esses sintomas começaram devido a algum comportamento do animal ou após algo fora da rotina acontecer.

Não deixe ele passar calor

Deixar o cão descansando em alguma sombra ou ambiente ventilado é ótimo para refrescá-lo em dias com temperaturas mais elevadas, sem esquecer de oferecer bastante água para hidratá-lo.

Carinho e atenção são essenciais

Para evitar o estresse e a ansiedade de seu companheiro, brinque com ele e dê atenção diariamente para que ele não se sinta sozinho. Exercitá-lo também é uma ótima opção para extravasar suas energias e mantê-lo feliz e saudável.

Agora que você está por dentro do assunto, basta ficar sempre atento aos sinais que o pet pode dar ao salivar muito. E não se esqueça: caso os sintomas persistam ou ele comece a babar cada vez mais, alterando até mesmo a consistência da saliva, procure um veterinário para diagnosticá-lo e tratá-lo certinho. Nossa preocupação também está em manter seu cãozinho alegre e saudável!

Blog Doglicious

Escreva um Comentário

Avalie o post: *

Comentários - Cachorro babando muito: o que pode ser?

Manu Eduarda

Toda vez que vejo meu cachorro babando acho que ele está com vontade de comer alguma coisa. Ai, dou um petisquinho. O Feni adora o bone!

Ana paulo

Muito bom esclarecimento. Pois o meu pet está babando .moro no sítio e acho que ela brincou com sapo

Branka

Gostei de todas dicas dada por vocês obrigada

Maria janete

Minhas cachorrinhas ficam sempre dentro de casa e aqui no MT é muito quente as vezes coloco pedrinhas de gelo na água delas será que está certo? Gostei a reportagem parabéns por nós alertar quando a babá dos nosso site amados de 4 patas eu amooooo minha meninas

Janine Cássia Pedreira

Não sabia desses detalhes ... muito bom saber disso.

Rivaldo Patricio

Muito boa explanação. Gostei demais.

Mery help

Gostei muito das dicas de vcs obrigada

Mery help

Gostei muito das dicas de vcs obrigada

João marçal

Parabéns pela matéria.