Ínicio > Blog > Barulho de fogos de artifício para cachorro: saiba como se preparar
CATEGORIAS

Barulho de fogos de artifício para cachorro: saiba como se preparar

Barulho de fogos de artifício para cachorro: saiba como se preparar - Doglicious

Em época de festas, é muito comum vermos aquele monte de luzes coloridas no céu. Não há como negar que é um espetáculo lindo, porém o barulho incomoda e provoca muito medo em grande parte dos cachorros. Quem ama esses peludos fica muito preocupado com o bem-estar deles e, por isso, vamos falar um pouco mais sobre o barulho de fogos de artifício para cachorro e como devemos agir nesses momentos.

Cachorro com medo de fogos de artifício: sintomas

O barulho de fogos para cachorro sem dúvidas pode irritar muito o animalzinho. Existem alguns sintomas específicos que podem indicar que o seu peludo está com um medo anormal, são eles:

  • Ele tenta fugir - O cachorro com medo de fogos pode querer sair correndo de casa para procurar abrigo em algum local em que o barulho seja menor. Eles não têm noção de que o som está em toda parte e por isso ficam desorientados. Nesse momento, o tutor deve ficar de olho e cuidar para que não fujam. Esteja sempre perto do seu amigo!
  • Se joga no chão - Um animal que está com medo pode ficar paralisado e não querer sair do local, por isso "se joga" no chão.
  • Faz xixi ou cocô em qualquer lugar - O medo pode fazer o organismo se descontrolar e essa situação poderá ocorrer.
  • Treme e coloca o rabo entre as patas - Essa é a atitude mais comum de um cachorro assustado. Ao vê-lo assim, saiba que ele está se sentindo em perigo.
  • Latir em direção ao local do medo - É uma maneira de tentar se proteger de alguma forma.
  • Morder - Caso o tutor segure o pet e impeça que ele se proteja, pode ser que ele avance por autodefesa.

O medo é um problema que deve ser cuidado para que seu cãozinho possa ter uma vida normal. Um médico-veterinário contribuirá para solucionar esse problema.

Por que cachorro tem medo de fogos

Fogos e cachorro desde sempre são um problema e existem vários motivos que explicam por que cachorro tem medo de fogos.

Os cães possuem uma audição muito sensível e por isso o barulho muito alto faz com que eles se sintam ameaçados. Para nós, o espetáculo já é barulhento, imagine para eles que ouvem muitas vezes mais do que qualquer pessoa! A sensibilidade é tão grande que, dependendo da proximidade, pode causar dor no ouvido canino.

Os fogos também podem desencadear um estresse muito grande nos cães por conta das luzes. Eles se sentem desprotegidos e vulneráveis ao fato, e por ser algo incomum e desconhecido, pode gerar fobia, por isso os tremores.

Alguns cachorros podem possuir uma maior tendência genética a serem medrosos e isso também pode explicar o cão com medo de fogos.

O importante é sempre cuidar do seu peludinho e protegê-lo da melhor maneira possível.

Como acalmar cachorro com medo de fogos

O cachorro com medo fica eufórico e tentando se livrar do problema de qualquer forma. A primeira dica que damos ao tutor é: mantenha a calma! Sabemos que não é fácil ver o fofucho nessa situação, mas lembre-se de que seu pet pode sentir o seu nervosismo e isso fará com que ele fique ainda mais agitado.

Transmita a maior tranquilidade possível ao seu cachorro. Se ele quiser se esconder, permita. Não adianta tentar obrigá-lo a fazer nada, deixe-o à vontade e apenas fique ao lado dele. 

Uma ótima opção de como acalmar cachorro com medo de fogos é entreter o peludo com brinquedos e brincadeiras. Coloque-o em um local fechado, como quarto ou sala, e feche portas e janelas para que ele fique protegido do barulho e das luzes. Em seguida, distraia o seu amigo da melhor forma possível.

Faixa para cachorro com medo de fogos

A faixa para cachorro com medo de fogos já é muito conhecida pelos tutores. Você já ouviu falar? Essa técnica (chamada Tellington Touch ou TTouch) é uma maneira de amenizar o medo do seu cachorro passando uma atadura em alguns pontos específicos do corpo dele. Ela funciona como uma terapia para que ele se sinta mais seguro.

Como usar a faixa para cachorro com medo de fogos

A faixa utilizada para cães com medo é uma bandagem ou atadura que é passada em alguns pontos do corpo canino. Ela deve ser bem firme (porém não apertada demais) para que pressione o local. Se ficar frouxa, não fará efeito. Siga as instruções:

  • Coloque a faixa na altura do peito do cãozinho, lembre-se de que é abaixo da garganta, cuidado para não colocar no pescoço e causar falta de ar no animal.
  • Cruze as pontas depois do pescoço, no dorso, lembrando um cachecol
  • Faça o mesmo sobre o dorso, cruze e desça para a barriga
  • Por fim, dê um nó perto da coluna. Nunca deixe o nó em cima, sempre do lado para não machucar a coluna do cãozinho.

Esse procedimento deve ser feito por volta de meia hora antes do barulho para que o animal se acostume com a faixa e esteja relaxado quando o som iniciar.

Para que seu fofucho fique ainda mais calmo, ofereça para ele DogLicious Biscoito Croc Vegetais Beterraba, Cenoura e Espinafre. Com um petisco saboroso e crocante como este, seu lindinho ficará feliz e nem se lembrará dos fogos. Um momento de tensão se transformará em brincadeiras deliciosas e muito divertidas. Aproveite!

Escreva um Comentário

Avalie o post: *