Ínicio > Blog > Cachorro assustado: o que fazer?
CATEGORIAS

Cachorro assustado: o que fazer?

Cachorro assustado: o que fazer? - Doglicious

Você já viu um cachorro assustado? Geralmente, quando isso acontece, eles correm pra se esconder, choram, latem, tremem e podem até fazer xixi fora do lugar. 

Nós, que amamos esses bichinhos, ficamos aflitos e sofremos com eles. Isso é natural e faz parte do nosso instinto protetor. Mas estamos aqui para mudar isso ou, pelo menos, ajudar a tomar decisões quando identificar um cachorro com medo. 

Como saber se o cachorro está assustado? O que está deixando ele assim? E como acalmá-lo? Essas são perguntas que vamos responder pra você — é só nos acompanhar. 

Como identificar um cachorro assustado?

Não é difícil notar quando um cachorro está assustado, até porque quase sempre os sinais são facilmente reconhecíveis, como podemos conferir logo aqui embaixo:

  • Ele foge de forma desesperada
  • Pode se jogar no chão
  • Apresenta tremores
  • Se protege em qualquer lugar
  • Pode ser urinar ou fazer cocô
  • Late ou faz um barulho estranho
  • Fica com as orelhas para trás e rabo entre as pernas
  • Demonstra comportamento muito agressivo

O próximo passo é encontrar o que está deixando o cachorro assustado e tremendo. E, com isso, pode contar com a nossa ajuda!

O que pode estar deixando o cachorro assustado?

Existe uma série de razões que podem deixar o cachorro traumatizado, e a tarefa de encontrar o causador de tudo isso requer um pouquinho de empenho. 

Cada cachorro possui sua própria particularidade. Então o que serve para um, talvez não sirva para outro. Mesmo assim, separamos situações que normalmente deixam o cachorro assustado. Observe com atenção cada ponto e busque ajuda de um veterinário, que poderá apontar o real causador do comportamento. 

  • Barulho — cães são sensíveis a qualquer tipo de barulho. Cachorro com medo de fogos de artifício é a reclamação mais comum; porém, trovoadas, explosões e barulho de escapamento também causam esse atordoamento no animal. 
  • Pessoas, cães e outros animais — cão medroso ou traumatizado pode se assustar com facilidade ao se deparar com qualquer um deles, sem que ninguém ou algo tenha feito qualquer coisa. Esse é um problema comportamental sério, que precisa de uma avaliação profissional. 
  • Novas experiências — nem todo cachorro se diverte quando muda para uma casa nova. Boa parte desses animais demonstra medo e muita insegurança. 

Independentemente do que causa o medo, todo tutor deve entender que é preciso fazer algo. Deixar o animal desamparado só aumenta o que ele está sentindo. 

Quer saber como acalmar o cachorro? Fique de olho no tópico abaixo. 

O que fazer para acalmar um cachorro medroso?

Primeiro, é preciso ter carinho e paciência. Então, é só encontrar em nossas dicas a melhor forma de acalmar o cachorro assustado

  • Seja gentil — jamais grite com seu cachorro, principalmente quando ele estiver assustado. Passe segurança e proteção; os cães se acalmam com isso. 
  • Dê segurança — ao se assustar, os cães tendem a se esconder em qualquer lugar, principalmente debaixo da cama. Então, caso isso aconteça, dê um brinquedo a ele e tire esse sentimento de estar sozinho.
  • Tente distraí-lo — coloque uma música, ligue a TV ou jogue uma bolinha. Tudo o que você puder fazer para conseguir a atenção do cachorro assustado vai ajudar. Mas caso ele não deixe de sentir medo, pare! Não permita que ele associe algo desagradável com uma brincadeira de que gosta.  
  • Dê um petisco para ele — assim que notar o fim do estresse, dê o petisco que ele mais gosta como forma de carinho. Um pouco de sabor pode fazer toda a diferença, por isso valer a pena conhecer os melhores petiscos para cachorro

Se mesmo depois de seguir cada um desses passos o cachorro continuar assustado e tremendo, recomendamos encaminhar o animal a um médico-veterinário ou a um adestrador responsável. 

Casos mais sérios geralmente estão relacionados ao comportamento dele; ou seja, o medo talvez esteja ligado a algum trauma. 

Como tirar o medo do cachorro

A forma mais indicada de como tirar o medo do cachorro é buscar ajuda com um veterinário ou um adestrador. Mas, além disso, existem maneiras de prevenir — em casa —que o cachorro fique assustado. Saiba como: 

Socialize o cão desde cedo — passeie com seu cão por lugares diferentes, onde haja pessoas e outros cães. Fazendo isso desde de filhote, o animal deixa de ter medo do desconhecido e se acostuma com o diferente. 

Antecipe acontecimentos — sabendo que vai ter jogo ou é o fim do ano, você pode preparar a casa para receber o menor volume de barulho possível. Feche janelas e portas, e fique ao lado dele; um pouco de conforto vai evitar que o cão fique com medo. 

Deixe a visita atenta — sabendo que seu cachorro é medroso, peça para que as visitas conquistem a confiança do seu dog. Uma brincadeira e um petisco para cachorro já  ajudam (e muito) qualquer cachorro assustado. 

Gostou do nosso artigo? Então não deixe de acompanhar o nosso conteúdo!

Escreva um Comentário

Avalie o post: *

Comentários - Cachorro assustado: o que fazer?

Maria Celestina da Cruz pinheiro

Gostei, muito útil .

Cleide de Lima Leão

Simplesmente amo animais!!!

Dorq

Muito bom!