Ínicio > Blog > Cachorro uivando à noite: o que ele quer dizer?
CATEGORIAS

Cachorro uivando à noite: o que ele quer dizer?

Cachorro uivando à noite: o que ele quer dizer? - Doglicious

Ver um cachorro uivando faz com que, automaticamente, nos lembremos daquela cena dramática e misteriosa de cinema, em que um lobo fica uivando à noite, com uma lua cheia ao fundo e árvores contrastantes. Mas esse hábito vai muito além da ficção. 

E você, já parou pra pensar por que o cachorro uiva

Por que cachorro uiva de noite?

O uivo do cachorro nada mais é do que uma forma usada pelo animal para se comunicar a longas distâncias. Quando o cãozinho uiva, o som atinge um timbre mais alto, que pode ser ouvido de longe.  

O uivo do cão pode ser percebido a quilômetros de distância por outros cães. Ele serve justamente para chamar a atenção, localizar e juntar os membros do bando. Esse comportamento foi herdado de seus ancestrais, os lobos. É uma característica marcante em algumas raças, como Husky Siberiano, Samoieda e Malamute-do-Alasca — que ficam uivando ao invés de latindo. 

Por que os cachorros uivam ao mesmo tempo? 

Às vezes, quando um cachorro uiva, outros começam a uivar junto. Isso geralmente acontece por causa da presença de uma cadela no cio. Mesmo com a distância, o cheiro se espalha pelo vento, atraindo os machos, criando aquela sinfonia de uivos. 

Cachorro uivando muito quando saio

Uivar nem sempre significa que o cachorro está chorando, mas muitas vezes serve para dar uma aliviada no tédio. Assim, eles extravasam a frustração. Alguns cães que ficam muito tempo sozinhos tendem a uivar mais, como se fosse uma tentativa de fazer com que você volte pra casa. 

O cachorro também uiva para expressar alegria e excitação, como aqueles peludos que sempre vocalizam quando ouvem uma boa música. 

Filhote de cachorro chorando 

Adotou um filhote de cachorro e ele não para de chorar à noite? Calma, é um comportamento normal durante essa fase. Isso acontece porque ele não está acostumado com o novo espaço. E, além disso, acabou de ser separado de sua mãe e de seus irmãos. Esse estranhamento, misturado à insegurança, faz com que o filhote se sinta sozinho no começo. O resultado? Choros, gemidos e latidinhos. 

Mas isso não significa que você não possa ajudar o seu amiguinho nesse processo. Para que o cachorro filhote chore menos, é importante criar um ambiente aconchegante para que ele não se sinta sozinho. Aposte em ursinhos de pelúcia, mantas e um cantinho perto da sua cama, pelo menos durante as primeiras noites. 

Por que os cachorros latem com você? 

O latido de cachorro é a forma com que eles se comunicam. Inclusive, eles podem até mesmo mudar o latido para se comunicarem com a gente. O seu amigo aprendeu a conviver com você imitando e reagindo às suas ações. Foi assim, por exemplo, que o latido foi evoluindo cada dia mais. Entre os lobos, o latido representa apenas 3% de toda a vocalização. 

A interação dos peludos com as pessoas levou ao desenvolvimento de três grupos de latidos: os latidos de alerta, os para chamar a atenção e os para brincar. E não para por aí, os cachorros conseguem muito mais — como latir com diferentes tipos de intensidade, duração e frequência. 

O cachorro late para estabelecer uma comunicação com você, de igual para igual. E assim como nós variamos o tom de voz, os cães podem variar o latido, o olhar e até suas movimentações. Tudo isso para garantir que estão sendo compreendidos. 

O cachorro consegue fazer um latido agudo, mais lento ou até mesmo choramingar. Mas, para isso, o seu amigo precisará de estímulos, então preste sempre atenção ao que ele está querendo dizer e nunca deixe-o falando sozinho. 

O que fazer quando o cão rosna?

Seu cachorro rosna para tudo? Se sim, isso pode ser sinal de territorialismo e possessividade. É um comportamento muito comum que eles também herdaram dos lobos, mas é algo que pode ser melhorado. 

O melhor jeito de fazer o cão não rosnar é estimular exercícios de convivência desde filhote. Quando ele estiver com um brinquedo, por exemplo, dê pedaços de petisco para cachorro para que ele associe sua presença a coisas boas. 

O exercício não serve apenas para os filhotes de cachorro, os adultos também podem ser incluídos. Mas é preciso que esse treinamento seja feito antes do pet demonstrar qualquer atitude de posse, como latir ou rosnar quando estiver com seu objeto preferido. 

Além de oferecer petisco canino quando ele agir de maneira positiva, é importante ignorar o seu amigo quando ele estiver agindo de maneira possessiva. 

O que dar de petisco para cães? 

É possível dar petisco para cães aliando educação, treinamento e muito sabor! Para isso, você vai precisar de um pequeno aliado. 

Blog Doglicious

DogLicious Training é o melhor petisco para adestrar e educar o seu amigo. Este saboroso snack tem o tamanho ideal para ser oferecido como recompensa durante exercícios de treinamento. Uma opção perfeita para cães a partir de 4 semanas de vida. Descubra esse sabor! 

Escreva um Comentário

Avalie o post: *