Ínicio > Blog > Cinto de segurança para cachorro: como colocar? Precisa?
CATEGORIAS

Cinto de segurança para cachorro: como colocar? Precisa?

Cinto de segurança para cachorro: como colocar? Precisa? - Doglicious

O cinto de segurança para cachorro é uma inovação do mundo pet que vem ajudando (e muito!) na hora de levar o seu cãozinho para aquele passeio de carro nos fins de semana ou para aquela tão esperada viagem de férias. Vamos conhecer mais sobre este assunto? 

Como usar cinto de segurança em cães

A utilização do cinto de segurança em cães é bem simples. O objeto é basicamente uma coleira de peitoral que possui um gancho para acoplar ao cinto de segurança do carro. Após o encaixe, o cão ficará com a mobilidade reduzida e não poderá andar ou fazer grandes movimentos (como alcançar a janela), aumentando, assim, sua segurança.

Por ser um adereço novo e que o pet não conhece, pode ser que ele sinta medo ou fique estressado com a utilização do cinto. É recomendado que comece a utilização aos poucos, colocando inicialmente para passear na rua, depois utilizar dentro do carro parado e lentamente começar os passeios com o automóvel em movimento.

Procure acalmar o seu cãozinho para que ele entenda que nada de ruim está acontecendo, mas seja insistente e utilize esse objeto, é uma maneira de garantir maior segurança ao cachorro para que nada de ruim aconteça.

Lembre-se de que, além da utilização do cinto, é necessário manter o seu peludo no banco traseiro, pois no banco do passageiro o animal pode causar distração ao motorista e provocar acidentes. Se quiser ainda mais segurança, pode-se colocar, além do cinto, uma caixinha de transporte para cães. Mas, para isso, será necessário bastante treino e paciência. Em primeiro lugar, deve-se pensar na saúde do animal e em não fazer o bichinho ficar estressado. Com calma e muito carinho, seu filho de quatro patas estará seguro.

Atenção: nunca utilize coleira sem peitoral para prender o seu animal ao cinto de segurança. Ela pode machucar em caso de movimentos bruscos. Siga sempre as orientações de uso do fabricante e um produto específico para o seu pet. 

Cinto de segurança em cães: é obrigatório?

Não existe uma lei para cinto de segurança em cachorro, ou seja, o uso não é obrigatório. Porém há uma multa caso o motorista esteja com algum animal solto ou utilizando a parte externa do veículo (como janelas) sem nenhum tipo de proteção, como caixa de transporte ou cinto de segurança. Leia os artigos 235 e 252 do código de trânsito brasileiro: 

Art. 235.

Conduzir pessoas, animais ou carga nas partes externas do veículo, salvo nos casos devidamente autorizados.

Infração - grave;

Penalidade - multa;

Art. 252.

Dirigir o veículo: transportando pessoas, animais ou volume à sua esquerda ou entre os braços e pernas; com apenas uma das mãos, exceto quando deva fazer sinais regulamentares de braço, mudar a marcha do veículo ou acionar equipamentos e acessórios do veículo. 

Infração – média

Penalidade – multa

Mesmo implícita, a legislação para cinto de segurança em cachorro existe, por isso se você ainda não tem um equipamento para o seu peludo, está na hora de adquirir!

Por que usar cinto de segurança em cachorro

Como o próprio nome já diz, o cinto de segurança ajuda muito na viagem com cão, pois seu fofucho vai andar de carro muito mais protegido. Além disso, esse equipamento não protege só o animal, pois, sabendo que ele está seguro, o motorista vai dirigir com mais tranquilidade sem ficar olhando para os lados preocupado com o pet.

É importante não deixar o peludo muito tempo preso à coleira, pois ele vai se sentir incomodado e começará a ficar mais agitado. Por isso, quando a viagem for mais longa, procure fazer mais paradas e descer com o cão para ele andar e fazer suas necessidades. Quando oferecer água, preste atenção na quantidade: ofereça menos que o normal, pois o movimento do veículo pode causar náuseas e desconforto no animal que não estiver acostumado.

Uma ótima dica é oferecer DogLicious Biscoito Croc Aveia e Mel em cada parada.

Ele é feito na medida certa para seu animal, uma opção deliciosa para compartilhar os melhores momentos ao lado do seu cão! 

O cinto de segurança para cachorro pode ser encontrado para todos os portes caninos em pet shops. Divirta-se com segurança!

Escreva um Comentário

Avalie o post: *