Ínicio > Blog > Passear com cachorro: qual a frequência e os cuidados importantes?
CATEGORIAS

Passear com cachorro: qual a frequência e os cuidados importantes?

Passear com cachorro: qual a frequência e os cuidados importantes? - Doglicious

Gosta de passear com cachorro? Esse hábito deve fazer parte da sua vida e do seu fiel companheiro, pois o ajuda a ter saúde física e mental. Não importa se o quintal é grande, o cão precisa sair de casa para caminhar, correr e entrar em contato com outros animais.

Por que precisa passear com cachorro?

Passear com o cachorro vai muito além de ser apenas uma atividade divertida. As caminhadas ajudam o animal a ficar mais calmo e sociável, pois estimulam o contato com outros cães e pessoas desconhecidas. Há muitos casos em que a ansiedade canina, a hiperatividade e vários problemas comportamentais têm entre as causas a falta de passeios.

Além da socialização, sair para caminhar com seu animal de estimação também é importante para que ele gaste toda a energia acumulada durante o dia. Na natureza, quando precisavam caçar para comer, nossos amigos caminhavam muito, gastavam energia em corridas e isso contribuia para a manutenção do peso.

Como agora eles são parte da nossa família, fica conosco a missão de acompanhá-los em um bom passeio. Mas, antes de pegar a coleira e chamar seu amigo, você precisa saber que alguns cuidados são necessários.

Quantas vezes preciso passear com cachorro?

A frequência e a duração dos passeios com o cachorro dependem da necessidade e da capacidade física do cão. Existem raças com nível de energia muito alto e precisam de mais horas de passeio para se desenvolverem com saúde. Já outras ficam bem com caminhadas mais curtas.

Se o animal não tem o hábito de caminhar, é bom começar com passeios leves e rápidos algumas vezes ao dia e aos poucos aumentar a duração. Também é importante adequar a quantidade e a duração dos passeios com a idade do cachorro — os cães idosos, por exemplo, possuem um ritmo diferente dos filhotes.

O ideal para não errar na frequência e na duração é conversar com o veterinário e sentir o comportamento do cachorro.

Cuidados para passear com cachorro

Acabou de adotar um cachorro e quer levá-lo para conhecer o parque perto de casa? Veja o que precisa fazer para ter um passeio tranquilo:

Imunização do cachorro — certifique-se de que todas as vacinas estão em dia. Como o animal entrará em contato com outros cães que podem não estar saudáveis, é importante garantir a proteção dele.

Coleira e guia para cachorro — outro conselho de amigo é para que providencie uma coleira e uma guia para cachorro. Esses acessórios ajudarão a dar mais liberdade para seu amigo, mas sem que você perca o controle dele.

Qual o horário ideal para passear com cachorro? — os cães são mais ativos durante o dia, por isso dê preferência para passeios diurnos e evite horários de sol muito quente. O ideal é usar o início da manhã.

Petisco para cachorro — não se esqueça de levar o Doglicious favorito do seu amigo. Esse petisco canino vai deixar o passeio ainda mais gostoso. Se ainda não tem essa delicinha em casa, então pode aproveitar o passeio com o cachorro para ir comprar. Que tal?

Escreva um Comentário

Avalie o post: *