Ínicio > Blog > Adestramento de cães: como ensinar o comando não
CATEGORIAS

Adestramento de cães: como ensinar o comando não

Adestramento de cães: como ensinar o comando não - Doglicious

Um cão obediente é o sonho de todo tutor, principalmente quando seus comportamentos favorecem a convivência com outras pessoas ou animais, assim como o respeito às regras da casa. É exatamente por isso que realizar o adestramento de cães é tão importante, pois, assim, seu amigão aprenderá mediante comandos o que pode ou não fazer.

Alguns petlovers podem achar essa prática um exagero, por pensarem que estão obrigando os cãezinhos a fazerem coisas contra a vontade deles, mas já está na hora de deixar esse conceito lá atrás! Neste artigo, você vai descobrir por que mudar esse pensamento com as dicas a seguir.

“Dê a patinha”, “sente”, “deite” e “role” são os primeiros comandos a se passar na cabeça de qualquer pessoa quando falamos de adestramento canino, mas a prática vai além disso. Tudo bem, o pet pode, sim, aprender esses sinais, mas o que muitos não enxergam é que eles podem ser eficientes não somente nos momentos de diversão com o cão, mas também durante uma consulta com o veterinário, por exemplo.

Um cachorro que aprendeu a ficar quietinho, que sabe que precisa sentar ou deitar quando necessário, é muito mais fácil de ser examinado do que um animalzinho desobediente, que pode estranhar o contato.

Outro fato interessante, que nos ajuda a entender a importância de adestrar, é que os cães são descendentes dos lobos, animais que vivem em matilha e seguem os comandos de seu alfa (líder do grupo). Se você não for o “alfa” da relação entre você e seu pet, teremos um cãozinho “mandando” em um humano. Então, nada de enxergar seus “nãos” como repreensão ou controle sobre as vontades do bichinho. Pense que você está ensinando um aprendiz a como se comportar melhor em seu próprio lar.  

Como ensinar comandos básicos ao cachorro?

Para ensinar o cachorro a sentar, siga as orientações abaixo:

  1. Segure um petisco na frente do focinho do cachorro.
  2. Diga “senta!” e mova o petisco para cima, na reta da cabeça dele.
  3. Assim, o cão vai recuar e sentar naturalmente, encarando o petisco.
  4. Elogie e dê a recompensa quando ele conseguir. Pratique várias vezes ao dia.

Para ensinar o comando “olha!” ao cachorro, comece os exercícios de adestramento que indicamos:

  1. Chame a atenção do cachorro e mostre um petisco na sua mão.
  2. Levante o petisco até o seu rosto e vá dizendo “olha!” enquanto faz isso.
  3. Em seguida, pare de usar o petisco e use apenas o “olha!”, subindo a mão até o seu rosto.

Para fazer o cachorro vir até você, siga nossas dicas de adestramento:

  1. Sente o cão na sua frente com uma coleira e segure a guia.
  2. Diga “olha!” para ganhar sua atenção.
  3. Agache-se lentamente, dê tapinhas na coxa e diga com empolgação “Vem, vem cá!”.
  4. Puxe a guia, trazendo gentilmente o cachorro até o seu colo.
  5. Dê carinho e petisco como recompensa. Pratique todos os dias e, depois, em área segura, treine sem coleira.

Qual a melhor idade para adestrar um cachorro?

A melhor idade para começar a adestrar o cachorro é a partir dos 60 dias de vida. Quanto antes você adestrar o cachorro, mais fácil será o processo de aprendizagem. Ou seja, você já pode iniciar o adestramento com o cão ainda filhote.

Como começar a adestrar um cachorro?

Comece o adestramento utilizando petiscos para chamar a atenção do cachorro, eles vão te ajudar no começo. Por exemplo, para ele deitar, segure o petisco perto do focinho dele, fale “deita!” e vá abaixando a mão até que o cachorro esteja completamente deitado no chão. Só dê o petisco se ele acertar o comando.

Dicas para o adestramento de cães e ensinar o “não”

Se procurar um adestrador de cães não está nas suas possibilidades, trouxemos aqui algumas dicas para que você mesmo possa ensinar seu campeão a se comportar melhor aí em casa. Primeiro de tudo, não adianta querer se basear em um amigo ou familiar que “fez isso” ou “fez aquilo” para seu cachorro obedecer e aprender novos comandos. Cada raça tem seu temperamento, e se você realmente é companheiro do seu pet, conhece muito bem o temperamento dele. Isso é ideal para que você saiba como seu cachorro irá se comportar enquanto tenta ensiná-lo.

A paciência é outro fator importante para quem quer saber como adestrar cachorro. No primeiro dia, você, provavelmente, estará todo animado em ensinar tudinho que precisa ao seu campeão, mas basta ele desobedecer uma vez para cair na desmotivação.

Fique calmo! Os cães não aprendem tão facilmente quanto nós. É preciso compreender o tempo deles. Se não persistir em ensinar e praticar, sempre mais, os comandos com seu fofucho, ele acabará esquecendo tudo, e você estará num caminho totalmente oposto ao do adestramento.

Preste muita atenção às suas falas na hora de ensinar o “não” ou qualquer outro comando. Misturar a palavra “não” com o nome do cachorro ou utilizar diferentes sinônimos para cada vez em que tentar ensinar uma mesma ação, pode deixar seu cachorro perdidinho, causando um verdadeiro reboliço na cabeça dele.

Use sempre as mesmas palavras e o “não” sozinho, sem dizer o nome do pet ou qualquer outra coisa. Mantenha também a postura firme para que ele entenda que você não está contente com aquele tipo de comportamento. Isso o deixará envergonhado, não com medo, e ele aprenderá, aos poucos, que aquilo não é certo.

Por que meu cachorro não me obedece? O que fazer?

Para o seu cachorro te obedecer, é preciso conciliar postura, gesto e som. É necessário criar um padrão desses três fundamentos e usá-lo sempre no adestramento para que o cachorro entenda. Se a cada comando usar um gesto diferente, uma postura diferente e um som diferente, ele não vai conseguir entender o que você tá querendo dizer.

A importância de recompensar durante o adestramento

É maravilhosa a sensação de conquistar uma medalha após uma competição, né? Isso nos motiva a sempre melhorar naquilo que praticamos, para vencer cada vez mais. Os cãezinhos também sentem essa alegria toda vez que você os recompensa com um petisco para cachorro e, dessa forma, eles entendem que estão fazendo algo certo. Conte com agradinhos ao alcance de sua mão enquanto aprende como treinar seu cachorro, pois, desse modo, será mais fácil tanto para você quanto para seu amiguinho!

DogLicious conta com um petisco perfeito para oferecer enquanto você está adestrando cachorro! É ele:

DogLicious Training: essa delícia em formato de ossinho vai conquistar a confiança do seu amigão com sabor e diversão! A cada vez que ele acertar ou obedecer o que você está ensinando, é só recompensá-lo com um agradinho desses, podendo ser oferecido a cães acima dos quatro meses de vida.


Blog Doglicious

 

Escreva um Comentário

Avalie o post: *

Comentários - Adestramento de cães: como ensinar o comando não

Raimunda Edite

Tou tentando ensinar minha fofinha mel.aprendendo com vcs .