Ínicio > Blog > Cachorro latindo muito em apartamento. O que fazer?
CATEGORIAS

Cachorro latindo muito em apartamento. O que fazer?

Cachorro latindo muito em apartamento. O que fazer? - Doglicious

Cachorro latindo muito em apartamento pode se transformar em uma grande dor de cabeça para os vizinhos, para o síndico e, principalmente, para você mesmo. 

Mas calma, basta seguir algumas dicas simples para saber como fazer o cachorro parar de latir ou, sendo mais literais, latir menos. 

Por que os cães latem? 

Antes de mais nada, é preciso entender: o cachorro vai latir. É pelo latido que o seu cãozinho vai se comunicar com você, com outras pessoas e com outros animais. Aliás, eles são tão espertos que desenvolveram três grupos de latidos: os de alerta, os chamamentos de atenção e os convites para brincar. 

Se faz tempo que vocês convivem juntos, com certeza você já ouviu todos esses tipos de latido. A diferença entre eles está na altura, na duração e na frequência. Você sabe diferenciar cada um? 

  • O latido do cachorro contra estranhos é mais grave e com frequência mais curta, geralmente é como se tivesse uma mordida no final. 
  • Já quando o seu amigo quer brincar, ele vai latir mais agudo e com mais espaçamentos. 
  • E na hora de chamar atenção, os latidos não vão ser nem tão graves, nem tão agudos, mas com mais intervalo entre eles. 

Cachorro latindo muito. O que significa? 

Geralmente, cachorro que late muito para o exterior do apartamento (porta, janelas, barulhos de fora etc.) é sinal de insegurança e dominância. Isso acontece porque o seu amigo quer proteger o apartamento e espantar o que está por vir, demonstrando territorialismo e desconfiança.

No caso de cachorro latindo muito dentro do apartamento, é sinal de acúmulo de energia e busca de atenção. Se você olhar, falar ou até mesmo brigar com o seu cãozinho, ele vai continuar latindo e a situação não vai melhorar. Isso porque ele entende que, ao latir, você dará total atenção para ele, mesmo que seja para dar uma bronca. Espertinho, né?! 

Toda vez que o seu cão latir e olhar pra você, ignore-o completamente. Ignorar é não olhar, não falar e não tocar. Sim, sabemos que é difícil, mas seja firme e forte, você vai conseguir! 

Quando ele desistir, abstrair e for fazer outra coisa, aí sim você dá carinho, atenção e uns petiscos para cachorro. Assim, ele vai entender que só receberá atenção se parar de latir. 

Cão latindo muito em apartamento. O que fazer para acalmá-lo?

Vale lembrar que o latido do cão é uma válvula de escape para a ansiedade. Portanto não adianta apenas bloqueá-lo. É preciso trabalhar o comportamento do animal para que ele não internalize a ansiedade. Se não, ele pode se transformar em um cão agressivo, medroso e até mesmo destrutivo. Não queremos isso para os nossos amigos, né?! 

Vamos te dar algumas dicas para que isso não aconteça:

Deixe o apartamento divertido: o tédio pode deixar seu amigo estressado. Ele vai latir sem parar e os seus vizinhos podem se incomodar. Brinquedinhos com petiscos caninos são uma ótima solução para deixar seu pet entretido. 

Pratique atividades: ofereça um bom passeio para o seu amigão. Caminhe e brinque bastante, pois assim ele vai gastar bastante energia! Incentivar a prática de exercícios físicos é contribuir com a saúde e o bem-estar animal. 

Reforce o comportamento positivo: pratique sempre o reforço positivo, que nada mais é do que recompensar o seu dog pelo bom comportamento. Ofereça petiscos quando ele parar de latir ou quando ele ficar quietinho durante situações propícias, como em picos de latidos de outros cachorros. Com o tempo, você vai notar uma mudança muito boa no comportamento dele. 

Petisco para educar o seu cachorro 

Se você tem um cachorro latindo muito em apartamento e pretende melhorar o comportamento dele com reforço positivo, vai precisar de um aliado muito saboroso! 

DogLicious Training é o melhor petisco para educar o seu amigo com muita diversão. Com o tamanho ideal, ele pode ser oferecido como recompensa durante exercícios de treinamento. Uma opção perfeita para cães a partir de 4 semanas de vida. Descubra esse sabor! 

Escreva um Comentário

Avalie o post: *