Ínicio > Blog > Como adestrar cachorro para parar de latir
CATEGORIAS

Como adestrar cachorro para parar de latir

Como adestrar cachorro para parar de latir - Doglicious

Como adestrar cachorro para parar de latir pode parecer uma tarefa difícil, mas o que poucos sabem é que esses companheiros são mais espertos do que imaginamos e podem aprender de forma rápida, se utilizadas as técnicas certas.

Por que os cachorros latem? 

Além de enérgicos e brincalhões, esses companheiros de quatro patas também são muito inteligentes. O latido é um grande exemplo disso, pois possui diversos significados, e precisamos prestar atenção para entender o que eles querem nos dizer. Só assim vamos descobrir como fazer um cão parar de latir

A comunicação desses peludos é frequente, tendo como motivos alguns acontecimentos como: 

  • Solidão: cachorros são animais muito sociáveis, por isso não gostam de ficar sozinhos;
  • Alerta da presença de estranhos: nossos melhores amigos, além de nos fazerem companhia, também nos protegem de intrusos, utilizando o latido para nos alertar;
  • Chamar a atenção: todos gostamos de um bom carinho, inclusive esses fofinhos. Os cães também podem latir para chamar atenção;
  • Características da raça: algumas raças podem latir mais que outras, como o poodle. Portanto esse também pode ser o motivo dos cães latirem muito, caso pertença a uma raça mais comunicativa;
  • Tédio: cheios de energia, os cachorros precisam gastá-la, por isso, às vezes, vão latir para te convencer a dar aquela voltinha que eles tanto adoram.

Lembrando que os companheiros mais velhos podem latir com mais frequência. Caso o velhinho tenha dificuldades em se mover, o latido pode servir como um pedido de ajuda, seja de locomoção ou de aproximação do dono. A surdez também pode afetar o latido, já que o cão, agora com a audição prejudicada, é incapaz de escutar e regular seu próprio som.

Cão latindo muito. Como o fazer parar? 

  • Brinque com ele: reservar um momento para se divertir com o seu fiel companheiro pode acabar com o tédio e a saudade que ele sente naqueles momentos em que a sua presença não é possível;
  • Preste mais atenção: ouça o seu amigo. Às vezes, o latido pode ser resolvido de forma simples, como um pouco mais de ração, trocando aquela água quente por uma geladinha ou oferecendo um delicioso petisco para cachorro; mas atenção — não obedeça aos latidos diretamente para evitar a repetição do comportamento, esteja atento às necessidades, entenda a comunicação, mas aja no momento de silêncio, após os latidos terem sido cessados. 
  • Leve-o a um veterinário: as visitas em dia com um especialista também podem ajudar com os latidos, prevenindo e tratando possíveis problemas que afetam a saúde de seu companheiro;
  • Eduque o seu companheiro: outra forma de demonstrar o nosso carinho e amenizar os latidos é o adestramento de cachorro, podendo ser realizado por um especialista ou até mesmo pelo próprio tutor. 

Como adestrar o cachorro

Ter um cão adestrado e que segue qualquer comando é o sonho de todo tutor, mas educar esses peludinhos é uma tarefa que exige técnica e algumas ajudinhas. 

Os petiscos caninos podem ser grandes aliados nessa missão, auxiliando no adestramento de cães de forma ágil e prazerosa, diminuindo o latido. Separamos algumas dicas para adestrar o seu cão passo a passo.

  • Espere o seu companheiro começar a latir

Fique atento aos momentos em que o seu peludo começa a latir. É a partir daí que poderemos educar esse bichinho com sucesso. Durante os latidos, faça o exercício de ignorar o cão virando-se de costas para ele, não olhando-o diretamente e não realizando movimentos de resposta a essa tentativa de comunicação. Dessa forma, ele buscará outras maneiras de se comunicar menos ruidosas, como se aproximar e tocar com o focinho. 

  • Aguarde o fim dos latidos

Quando o seu amigo parar de latir, busque o petisco para recompensá-lo. E também está liberado fazer um carinho depois do agrado. É por meio desse processo que o cachorro vai associar o silêncio ao delicioso sabor da recompensa. 

  • Repita o processo

Esse é um passo importante para adestrar os cachorros que latem muito. Sempre que possível, recompense o silêncio com o aperitivo. A frequência do treinamento vai transformar todo o esforço em grandes resultados.

Sabemos que o treino para adestrar cachorros pode levar tempo, por isso quanto mais cedo começar, mais rápido ele vai aprender. Os peludos podem iniciar o adestramento a partir dos 60 dias de vida.

Petisco para adestrar o seu companheiro

O carinho, juntamente a um bom sabor, sempre vai ajudar em como adestrar o cachorro para parar de latir, por isso recomendamos que ofereça para o seu grande companheiro DogLicious Training

.

Com o tamanho certo para agradar a todas as raças, DogLicious Training é perfeito para ajudar no treinamento efetivo dos companheiros de quatro patas, já na quarta semana de vida.

Escreva um Comentário

Avalie o post: *