Ínicio > Blog > Como ensinar cachorro a passear?
CATEGORIAS

Como ensinar cachorro a passear?

Como ensinar cachorro a passear? - Doglicious

Todos nós sabemos que cachorro adora dar uma voltinha, né? E não são só os cachorros, todos nós adoramos sair de casa para nos distrair! Levar o cachorro para passear também é um momento de lazer — para os peludos e para os tutores.

O passeio é o momento mais esperado do dia para o animal. Além de auxiliar na saúde dos fofuchos e evitar possíveis doenças, é a hora em que o cãozinho pode se exercitar, encontrar outros cachorros, farejar todos os cantos e se divertir muito. Porém, quando filhotes, eles ainda não sabem como andar na rua ou como se portar com uma coleira no pescoço. Leva um tempo até o peludinho se acostumar, mas com paciência e dedicação, o passeio com seu cachorro pode se tornar um momento muito divertido.

Qual o tempo ideal para passear com o cachorro?

O tempo ideal para passeio é muito relativo: tudo depende da raça, porte físico, idade e condição de saúde do animal. Quando o seu pet não possui o hábito de ir para a rua, o passeio deve começar aos poucos para que ele se acostume. Não é necessário estipular o tempo ideal para passear com o cachorro no início das atividades.

Cachorros com porte grande necessitam de mais gasto de energia e, consequentemente, maior tempo de passeio — diferentemente dos cães de porte pequeno, que podem tranquilamente andar por menor tempo, pois as necessidades de exercício são menores.

No geral, pode-se basear inicialmente em uma média de duas vezes por semana, cerca de 20 minutos cada vez. 

Com o passar do tempo, a quantidade de saídas pode ir aumentando gradativamente. Passeios de 30 minutos a uma hora são o bastante para que seu cachorro gaste as energias acumuladas. É importante lembrar que se o seu pet utiliza esses passeios para fazer as necessidades fisiológicas também, eles devem se tornar mais longos e frequentes. 

Caso o dono do animal não tenha tempo para realizar essas atividades, é possível contratar profissionais que exerçam essa função, os chamados dog walkers. Porém é interessante que o tutor incentive o hábito do passeio e acompanhe sempre o seu pet — essa atitude é relevante na relação com o animal, pois estreita laços e aumenta a confiança entre cão e dono. 

Como ensinar o cachorro a passear na coleira?

Uma das coisas mais corriqueiras que escutamos em relação ao passeio com o pet é: “Meu cachorro não gosta de coleira”. Mas a realidade é que o cachorro não conhece essa forma de passear e ainda não se sentiu seguro para tal, por isso se recusa a ir para a rua com uma coleira. 

Passear com cachorro na coleira pode ser algo complicado no início, tanto para filhotes como para cães adultos que não tinham esse hábito. É preciso muita perseverança e paciência para conseguir ensinar cachorro a passear corretamente com esse acessório.  

A coleira é, inicialmente, algo desconhecido para o animal, portanto é necessário que o cachorro habitue-se com ela. Para isso, assim que o cão chegar ao seu novo lar, apresente a coleira para ele. Deixe-o cheirar, tocar e perceber que o objeto não causará nenhum mal. Se preferir, pode deixá-la alguns dias perto dele, como na cama ou na casinha do cachorro. Pegue leve com seu peludo! 

Depois de familiarizado, é hora de colocar a coleira no pet. Coloque-a sem a guia e veja como o cão reagirá. Se ele não estranhar o acessório em contato com o corpo, tente passear com o cachorro dentro de casa como teste, e observe seu comportamento.  

Tudo certo? Ele não recusou o objeto? Andou corretamente? Se as respostas forem positivas, vale a tentativa de dar uma voltinha na calçada e estimular o cãozinho a conhecer novos locais. Oferecer um petisco DogLicious como agrado pode fazer com que seu pet obedeça com mais facilidade, pois eles adoram essas recompensas!
Caso ele fique parado, não ande ou tenha alguma atitude negativa, retroceda o processo e tente acostumar o pet por mais algum tempo com o acessório. É importante lembrar que tudo que for novidade ao seu filho de quatro patas causará medo, desconfiança ou incômodo, por isso é necessário que tenha paciência. Com o tempo, o animal se acostuma e vai caminhar tranquilamente com a coleira no pescoço. 

Quanto tempo depois da V10 o cachorro pode sair?

A aplicação da primeira dose da vacina V10 é indicada com 45 dias de vida do cãozinho. Após a primeira aplicação, serão administradas mais duas doses com intervalos médios de 21 dias. Durante essa fase, o filhote já estará liberado para a socialização, porém não existe um padrão de qual o tempo ideal para passear com o cachorro. Se o tutor não se sentir seguro, não precisa colocar o peludo no chão logo de cara. Pisando no solo, o cãozinho terá contato com possíveis vírus e bactérias, então o passeio pode ser inicialmente com o filhote no colo. Assim, o peludinho vai se familiarizar com o ambiente, ouvir sons de carros, motos e latidos de outros cães sem ter contato com nenhuma possível doença. 

Para o contato com outros cachorros, é interessante que sejam de conhecidos. Pets de parentes e amigos que são bem-cuidados e não possuem nenhum problema de saúde poderão se relacionar com o seu filhote para que ele comece a criar anticorpos e resistência, além de se socializar. Conhecer novos amiguinhos é sempre muito bom!

A segurança desse lindinho é fundamental para que ele cresça saudável. Cada cão possui um tipo diferente de organismo e imunidade, por isso somente o veterinário e o tutor poderão definir o momento correto para que ele inicie as atividades no ambiente externo. 

Melhor petisco para o cachorro

Petiscos impulsionam muito o aprendizado do cãozinho. Quando o cachorro tiver uma atitude correta ou aprender alguma coisa nova, como andar de coleira, é legal oferecer uma recompensa saborosa. 

A super dica é: proporcione ao seu amigo uma experiência deliciosa! Os petiscos da DogLicious específicos para adestramento de cães vão surpreender o seu peludo. 

Blog Doglicious

Os snacks DogLicious Training são saborosos e macios, feitos na medida certa para agradar ao seu amigão! Com certeza esse lindinho aprenderá rapidão qualquer coisa que o tutor ensinar, só para ganhar esse agrado extremamente gostoso. Cuide bem do seu melhor amigo, ele merece! 

Escreva um Comentário

Avalie o post: *