Ínicio > Blog > Por que a socialização de filhotes é importante?
CATEGORIAS

Por que a socialização de filhotes é importante?

Por que a socialização de filhotes é importante? - Doglicious

Uma boa socialização é um dos melhores investimentos que você pode fazer pelo bem-estar do seu mascote. Quanto mais cedo ele aprender a lidar com o mundo à sua volta, menos problemas vocês terão que enfrentar no futuro.

A fase ideal para apresentar seu doguinho ao mundo e acostumá-lo com outros pets, pessoas e coisas é enquanto ele ainda é filhote, de preferência até os quatro meses de vida. Assim como as crianças, os cães precisam conhecer desde cedo o mundo que os cerca, aprendendo a transformar cada descoberta em uma experiência positiva.

A socialização de filhotes é fundamental para que eles aprendam a se relacionar de uma forma mais prazerosa e positiva com as mais diversas situações do cotidiano, evitando que se tornem pets medrosos, antissociais e até mesmo agressivos.

Permita que o seu cãozinho interaja com pessoas de diferentes sexos, idades, raças, tipos físicos, tons de voz e por aí vai. Apresente-o a outros filhotes e a cães de diversos tamanhos e raças, mas também a outras espécies, como gatos, hamsters, entre outros, contanto que sejam dóceis e vacinados.

Outro ponto importante é fazer com que seu peludo se acostume a sons e objetos que muitas vezes poderiam lhe causar medo, como secador de cabelo, aspirador de pó, campainha, buzina, trovões etc. A melhor maneira de fazer isso é fazendo carinho e oferecendo petiscos sempre que ele reagir de forma tranquila e positiva a qualquer um desses cenários citados até aqui. Você pode acessar https://www.doglicious.com.br/petiscos e encontrar opções para todos os gostos e situações!

Agora, se seu cão não é mais um filhotinho, não se preocupe: ainda dá tempo de socializá-lo, por conta própria ou até mesmo com a ajuda de um adestrador. O importante é ter paciência para entender seus medos e aversões e trabalhar para que eles não se desenvolvam, sempre respeitando o tempo de adaptação do pet e sem forçar nenhum tipo de situação de agradável, o que poderia acabar traumatizando o animal.

Sem dúvida, cães socializados são mais tranquilos, carinhosos e felizes. Faça sua parte como tutor e dê essa força ao seu melhor amigo! ;)

Escreva um Comentário

Avalie o post: *