Ínicio > Blog > Cachorro com verme. Diagnóstico, tratamento e como evitar
CATEGORIAS

Cachorro com verme. Diagnóstico, tratamento e como evitar

Cachorro com verme. Diagnóstico, tratamento e como evitar - Doglicious

Apesar de preocupante, cachorro com verme pode ser um caso mais comum do que podemos imaginar e todos os companheiros correm o risco de contrair uma verminose. 

Não queremos isso para o nosso peludo, certo? Por isso, separamos algumas dicas que irão ajudar a identificar e evitar que o seu companheiro fique doente e tristonho. 

Como o cão contrai o verme?

Vermes de cachorros estão ligados diretamente ao dia a dia do mascote, por isso, devemos estar atentos aos hábitos dos pequenos, incluindo também o ambiente favorito do peludo. 

Os grandes costumes que podem colocar os pequenos em risco são:

  • Passeios em locais com grande circulação de cães.
  • Ingerir fezes, seja do próprio cão ou até mesmo de outros.
  • Infestações de carrapatos ou pulgas.
  • Convivência em regiões do litoral.

Se o seu amigão costuma ter uma rotina que envolva esses costumes, é importante que você fique atento aos sintomas de vermes em cachorros

Os principais sintomas

Seu companheiro pode te alertar que está com vermes através dos sintomas e mudanças em seu comportamento. A apatia é uma das primeiras mudanças perceptíveis em seu cão.  Embora seja um sintoma comum, pode ser um forte alerta aos tutores. Além dela, podemos citar:

  • Presença de sangue e/ou vermes nas fezes - As fezes dos cães podem nos dizer muito. É importante ressaltar que a presença dos vermes nas fezes só existe em casos avançados, portanto, é ideal que descubra o caso antes.
  • Fraqueza - Se o seu amigo deixou de ser aquele grande brincalhão e agora tem dificuldades de ficar em pé, fique atento! Esse pode ser o sintoma de vermes ou até mesmo de outra doença.
  • Falta de apetite - A diminuição no apetite também pode indicar que o seu peludo está com vermes.
  • Vômito - Parecido com nós, o vômito do animal é uma forma de dizer que ele não está bem. Esse sintoma é comum em casos onde o companheiro já está com vermes em seu organismo.
  • Grande perda de peso e pelos - Seu filho de quatro patas pode ter mudanças físicas aparentes caso esteja com vermes. A perda de peso e pelos é um exemplo delas.

Outro comportamento característico é o hábito de esfregar o bumbum no chão, na tentativa de se livrar de algum incômodo. Esse é um exercício desconfortável para o tutor e também para o cão e acontece devido à forte coceira. 

Como tratar o verme?

Caso o seu melhor amigo apresente um ou mais sintomas, é importante procurar um veterinário para ajudar no cuidado com a saúde de seu cão. Apenas ele poderá diagnosticar e trazer o melhor tratamento. 

Os remédios para o tratamento são adequados para cada tipo de verme de cachorro e sintoma. O vermífugo é recomendado em casos onde o companheiro já está com a presença do verme em seu organismo, porém, é possível contar com outros métodos para prevenir a manifestação de vermes que estão presentes no organismo canino, mas “adormecidos”, como a vermifugação periódica. 

Cuidado em forma de petisco

Carinho e recompensas também são sinônimo de cuidado, principalmente quando estamos nos referimos aos deliciosos DogLicious, os melhores petiscos para transformar fome de aperitivo em diversão. 

DogLicious T-Bone possui um formato personalizado, deixando a hora da recompensa ainda mais divertida. Quer deixar o seu amigo feliz da vida ou recompensá-lo por ter se comportado? Então esse é o mimo certo. 

 

Escreva um Comentário

Avalie o post: *