Ínicio > Blog > Cachorro espirrando: o que pode ser?
CATEGORIAS

Cachorro espirrando: o que pode ser?

Cachorro espirrando: o que pode ser? - Doglicious

Presenciar um cachorro espirrando pode ser algo difícil. Apesar de fofo, o espirro pode ser um sinal de que o seu peludo está enfrentando algum problema, principalmente se as espirradas forem constantes. 

Por que o cão espirra? 

Existem diversas razões que podem fazer o seu amigo espirrar, já que o olfato desses pequenos é aguçado. Por isso, separamos os motivos mais frequentes para que você fique com as orelhas em pé e pronto para ajudá-lo. 

  • Irritação  - Assim como nós, os fofinhos também espirram para eliminar poeiras e qualquer sujeirinha que possa causar algum incômodo. Portanto, não estranhe caso o seu companheiro espirre uma ou duas vezes ao ter contato com um ambiente empoeirado.
  • Flores - Os espirros sempre começam logo após aquele passeio no parque? Cuidado. As flores e plantas podem ser a razão. O pólen das flores também podem causar incômodo nos pequenos.
  • Perfumes e fumaças -  Se você adora dar aquele abraço apertado em seu cachorro, mas está sempre perfumado, fique atento, pois isso pode estar causando uma irritação. Além disso, as fumaças de carros e cigarros causam o espirro da mesma forma.
  • Banhos - Em casos onde o espirro se inicia depois daquele banho caprichado, o vilão pode ser o aroma do shampoo e dos talcos. Busque por produtos neutros e com uma leve fragrância.  

 

Caso aconteça com frequência, o ideal é que a situação do cachorro seja acompanhada com mais atenção. O espirro frequente pode ser um sintoma de alguma doença ou problema respiratório e, em casos como esses, o veterinário irá diagnosticar e trazer a melhor solução para o seu companheiro. 

Doenças relacionadas ao espirro

  • Gripe 

A Gripe canina pode estar por trás do espirro. Em casos como esse, você também pode ver o seu amigão com tosse, indisposição e até mesmo com febre. Para evitar esse quadro, é recomendado que mantenha a vacinação do mascote em dia, reforçando o sistema imunológico e diminuindo as chances de contrair a gripe. Lembre-se de protegê-lo do frio. 

  • Tosse dos canis

Se o espirro vier acompanhado da tosse canina, de forma simultânea, o pequeno pode estar com tosse dos canis. Assim como a gripe, essa doença também pode ser tratada e evitada através da vacinação, além da cura natural, que ocorre em até sete dias. Porém, a consulta veterinária não deve ser dispensada, já que os cães doentes merecem uma atenção dobrada.

  • Espirro com sangue

Cachorro espirrando sangue pelo nariz pode ser mais preocupante, já que esse pode ser um sintoma de alguma doença mais grave, como o tumor nas narinas, por exemplo, tanto em uma como nas duas. 

Além disso, nossos amigões são tão parecidos conosco que também podem contrair sinusite e rinite. Da mesma forma que o tumor, o espirro com sangue pode ser o grande indício de que o seu companheiro está com alguma dessas doenças, portanto, não pense duas vezes antes de levá-lo ao veterinário. 

Petisco para cães

Todo cuidado é pouco quando se trata de nossos melhores amigos, e o agrado correto também faz parte dessa forma de carinho. A boa notícia é que essa tarefa pode ser divertida e deliciosa com DogLicious! 

Quando falamos de melhores petiscos para cachorros, o seu companheiro pode contar com DogLicious Chicken, um agrado com sabor de frango, do jeitinho que eles gostam. 

Cada partícula é aproveitada ao máximo com o formato divertido desse petisco, desenvolvido especialmente para conquistar a atenção desses pequenos. Além do formato, a textura do agrado é macia, garantindo que a brincadeira seja deliciosa. 

Escreva um Comentário

Avalie o post: *