Ínicio > Blog > Pelo de cachorro caindo: o que pode ser?
CATEGORIAS

Pelo de cachorro caindo: o que pode ser?

Pelo de cachorro caindo: o que pode ser? - Doglicious

Pelo de cachorro caindo pode significar algo preocupante, mas também pode ser completamente normal. Tudo vai depender da quantidade de pelo e se o seu amigo apresenta outros sintomas. 

Entenda as diferenças da troca de pelo e dos problemas de pele que podem levar à queda de pelo excessiva

Queda de pelo em cachorro 

A queda de pelo de cachorro acontece o ano inteiro e é algo normal. Portanto se você tem cachorro em casa e fica preocupado ou irritado com os pelos caindo, vá se acostumando com a situação. 

A queda de pelo normal é passageira e pode ser enfrentada sem aflições, mas em duas estações do ano isso acontece com mais intensidade: primavera e outono. 

Na primavera ocorre uma troca de pelo, onde a pelagem mais grossa dá lugar para uma mais fina, para que o seu amigo não passe tanto calor com o clima quente do verão. Já no outono, a substituição é por uma pelagem mais grossa, que ajuda o peludo a se proteger do frio durante o inverno. 

Cachorro perdendo pelo 

O tamanho do pelo do cachorro é outro influenciador. Algumas pessoas pensam que os cachorros peludos soltam mais pelos que os cachorros de pelo curto, mas é aí que elas se enganam!  

Os cachorros de pelo longo geralmente precisam de banhos semanais, escovação frequente e tosa, o que remove vários pelinhos mortos. Já os cães de pelo curto (que não precisam de tosa) necessitam de cuidados menos frequentes, não são escovados com regularidade e acabam soltando mais pelos pela casa. Raças como Pinscher, Beagle, Pug, Labrador, Buldogue Francês e Buldogue Inglês acabam perdendo mais pelos do que outras. 

Os cães com pelo médio e com subpelo mais denso também costumam soltar bastante pelo, como o Pastor Alemão, Akita e Husky Siberiano. Já as raças mais peludas, soltam menos pelos pela casa, pois os fios têm vida mais longa e não param de crescer. São elas: Maltês, Shih Tzu, Lhasa Apso, Yorkshire Terrier etc. 

Queda de pelo com falhas na pelagem 

Se o cachorro estiver perdendo pelo há muito tempo e aparecerem alguns sinais estranhos na pele dele, como falhas no pelo, odor e caspas, fique atento! É provável que outros fatores estejam ligados à queda excessiva de pelos, como algumas doenças de pele

A coceira em cachorro também pode indicar algum problema de pele, pois ela é um sintoma persistente de sarnas, alergias, micose e foliculite. 

A melhor recomendação é procurar um veterinário especialista em dermatologia para tratar o problema, afinal, só queremos o melhor para os nossos peludos, não é mesmo? Além disso, é importante fazer o controle de pulgas e carrapatos mensalmente, prevenindo o cãozinho de sofrer com coceiras e queda de pelo em excesso

O que fazer para diminuir a queda de pelo em cães?

Para evitar a queda de pelo em excesso do seu cãozinho, é importante manter a escovação em dia, pois ela elimina boa parte dos pelos mortos. Muitos pelos soltos e acumulados, além de ser a casa preferida dos parasitas, podem provocar nós que machucam a pele do seu amigo. 

Como escovar o pelo do cão?

Agora que você sabe o que pode ser pelo de cachorro caindo, está na hora de saber como escovar os pelos dele. 

Se o seu dog acabou de sair do banho, seque-o bem primeiro e só depois faça a escovação. Comece escovando o rosto e pela cabeça do seu animalzinho. Preste bastante atenção na parte de trás das orelhas, essa região costuma ter nós. 

Para escovar os pelos do cachorro de forma correta, penteie-o na direção do crescimento e depois no sentido contrário. Para desfazer os nós que surgem nas regiões das orelhas, rabo e pernas, comece escovando os fios mais embaraçados na palma da sua mão e depois vá chegando cada vez mais perto da raiz dos pelos. 

Biscoito com ômegas 3 e 6 para cachorro

A escovação é uma demonstração de amor e carinho que você pode fazer pelo seu animal. Para torná-la divertida, conte com os petiscos para cachorro de DogLicious. Os momentos de saúde irão ganhar um gostinho muito especial! 

A linha de biscoitos para cachorro de DogLicious possui ômegas 3 e 6. Eles melhoram a pelagem, aumentando seu brilho, e contribuem com a diminuição da queda de pelo.

Escreva um Comentário

Avalie o post: *