Ínicio > Blog > Cachorro com mau hálito: como os biscoitos ajudam a evitar?
CATEGORIAS

Cachorro com mau hálito: como os biscoitos ajudam a evitar?

Cachorro com mau hálito: como os biscoitos ajudam a evitar? - Doglicious

Tem um cachorro com mau hálito em casa? Sempre sente um cheiro desagradável saindo da boquinha dele? Se este for o seu caso, é importante se atentar, pois o mau hálito pode ser sintoma de algum problema de saúde. Uma boca malcuidada pode causar reflexos negativos para o organismo dele.

A maioria dos cães tende a ter um hálito forte, mas quando você consegue senti-lo a distância — quando seu amigo está pedindo petisco canino de boca aberta, por exemplo — fique de olho.

O que causa mau hálito no cachorro?

Se você sentir seu cão com mau hálito, observe se existem outros sintomas incomodando. É possível que você perceba uma área mais avermelhada nas gengivas e até mesmo pequenos pontos sangrando. Estes são sintomas bem comuns das doenças periodontais causadas pelo tártaro.

O que é tártaro?

O tártaro em cachorro ocorre quando uma placa bacteriana se forma nos dentes do peludo devido ao acúmulo de restos de alimentos que permaneceram durante um bom tempo na boca do bichinho. Alguns tutores ignoram o tártaro, achando que é algo normal dos cães, mas não é.

Também conhecido como cálculo dentário, o tártaro canino é a porta de entrada para outros problemas e infecções, que podem causar graves danos à saúde do pet. Não desejamos isso para nenhum peludo, né? Então é preciso tratá-lo corretamente e evitar o mau hálito em cães.

Normalmente, o tártaro em cães é caracterizado por sua cor amarelada nos dentes, na área próxima à gengiva. Além de prejudicar a estética dos dentes, o tártaro pode causar mau hálito ao cachorro.

Você sabia que alguns cachorros têm uma certa predisposição a desenvolver tártaro? Veja se o seu amigo se encaixa em alguma das categorias abaixo:

  • Cães de raças pequenas: devido ao seu esmalte dental mais fraco, cães pequenos são mais suscetíveis a esses problemas bucais.
  • Cães braquicéfalos: por conta do formato da cabeça destes cães, os dentinhos são mais juntos, o que dificulta a limpeza e facilita a proliferação de germes.
  • Cães idosos: o mau hálito em cães idosos é mais comum, pois o esmalte e a qualidade dos dentes ficam mais frágeis com o tempo, fazendo com que as bactérias atuem mais facilmente.

Como acabar com o mau hálito do cachorro

Assim como nós, os cães também precisam escovar os dentes. Isso mesmo, a escovação diária é uma ótima maneira de prevenir o acúmulo de bactérias, mau hálito e outros problemas bucais.

O ideal é que o seu amigo se acostume com esse hábito desde filhote. Essa rotina evita as infecções por trás do mau hálito.

Mau hálito de cachorro: hora da escovação

Veja como habituar gradualmente o seu cachorro à escovação diária — passo a passo:

Primeira semana

Passe pasta de dente específica para cães no dedo indicador e massageie a gengiva e os dentes do cachorro.

Segunda semana

Pegue a escova de dentes para cachorro e faça movimentos leves e circulares entre a gengiva e a bochecha dele.

Terceira semana

Passe a escova com o creme dental para cachorro entre os dentes, alcançando até a região de trás da arcada dentária, procurando remover todos os resíduos.

Como escovar os dentes do cachorro

Pode parecer uma tarefa difícil, mas com paciência, amor e dedicação você vai conseguir! Tanto a escova quanto o creme dental devem ser de uso canino. Nem pense em compartilhar da mesma pasta de dente com o seu amigo.

Faça movimentos leves e circulares com a escova e nada de reprimir ou ser brusco com o cachorro, faça carinho e mostre que é para o bem dele.

Para acabar com o mau hálito em cachorro, a primeira dica é a higienização. Quando os dentes dos cães são escovados diariamente, os resíduos são retirados. Assim, a placa bacteriana (causadora do mau hálito) não consegue se desenvolver.  

O que é bom para mau hálito de cachorro?

Escovação diária

Escovar os dentes do cachorro diariamente é uma ótima maneira de prevenir o acúmulo de resíduos na boca e, consequentemente, prevenir o mau hálito.  

Tartarectomia

Quando os dentes do cachorro já estão com um acúmulo de tártaro mais avançado, apenas as escovações não serão suficientes. É preciso realizar uma destartarização ou tartarectomia. É um procedimento efetuado por um veterinário, que serve para remover ou tirar o tártaro e a placa bacteriana dos dentes.

Alimentação

As rações secas também ajudam na prevenção do tártaro, já que a mastigação dos seus grãos promove um efeito autolimpante nos dentes.

Petiscos para cachorro

Oferecer petiscos caninos especiais também ajuda a evitar o mau hálito, já que eles são criados para limpar os dentes, fortalecer as gengivas, prevenir o acúmulo de tártaro e estimular a mastigação.

Consulta veterinária

Para prevenir o mau hálito, é preciso realizar consultas periódicas, entre seis a doze meses, para que o veterinário possa analisar a saúde bucal do cachorro e, caso necessário, indicar um tratamento para melhorar o problema.

Alimentação do cachorro ajuda a evitar mau hálito?

Se o seu cachorro vive com mau hálito e nenhum problema de saúde foi identificado, desconfie que seja causado pela alimentação. Nunca ofereça restos de comida ao seu amigo, pois os resíduos se acumulam mais facilmente entre os dentes do cachorro.

Além de uma alimentação saudável com ração, os biscoitos caninos podem ser ótimos aliados no combate ao mau hálito e ao tártaro.

Biscoitos ajudam a evitar mau hálito?

Quando pensamos em biscoitos para cachorro, associamos à diversão, sabor e crocância (e, de fato, são tudo isso), mas os biscoitos também podem auxiliar na prevenção do tártaro e do mau hálito. Isso acontece porque eles levam hexametafosfato de sódio em suas fórmulas.

Trata-se de um mineral que reage com a placa bacteriana, evitando a proliferação de bactérias na boca e, consequentemente, a formação de doenças periodontais.

Conheça DogLicious Biscoito Croc, a linha que alia cuidado oral, sabor, crocância e muita diversão:

Blog Doglicious

 

 

DogLicious Biscoito Croc - Aveia e Mel é o petisco perfeito para compartilhar momentos de diversão! Esse biscoito deixa as horas de descontração muito mais crocantes e saborosas. Além disso, ele auxilia no controle do tártaro.

 

 

Blog Doglicious

 

 

DogLicious Biscoito Croc Cereais - Aveia e Linhaça é o biscoito perfeito para viver brincadeiras e descobertas com o seu amigo. Além de divertir, ele auxilia no controle do tártaro sem perder o sabor e a crocância.

 

 

Blog Doglicious

 

 

DogLicious Biscoito Croc Vegetais - Beterraba, Cenoura e Espinafre vai deixar os momentos de diversão ao lado do seu cão muito mais crocantes. Além de possuir ingredientes deliciosos para dar um gostinho especial às brincadeiras, ele auxilia no controle do tártaro.

 

 

Escreva um Comentário

Avalie o post: *

Comentários - Cachorro com mau hálito: como os biscoitos ajudam a evitar?

Maria Nonata Frazão

gostei das dicas de higiene bucal canina.gostaria de experimentar esses biscoitinhos com meu filhotinho poodle.

Constância Maria Fernandes

Vou procurar na minha cidade, Piraí RJ, pois a minha cachorra tem mau hálito.Obrigada.