Ínicio > Blog > NOVEMBRO AZUL PET E A PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PRÓSTATA EM CÃES
CATEGORIAS

NOVEMBRO AZUL PET E A PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PRÓSTATA EM CÃES

NOVEMBRO AZUL PET E A PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PRÓSTATA EM CÃES - Doglicious

Todo mundo já ouviu falar em Novembro Azul. Mas você conhece o Novembro Azul Pet? Chegou a hora de saber mais sobre a prevenção do câncer de próstata, que também acomete nossos melhores amigos, os cães!

 

Apesar de não ser tão comum assim, 80% dos animais adultos podem desenvolver câncer de próstata e, entre eles, os cães são os mais propensos. Por isso, é muito importante saber mais sobre o assunto, conhecer os sintomas e ficar por dentro das formas de tratamento e, principalmente, de prevenção. E é por isso que surgiu o Novembro Azul Pet, uma campanha em prol da conscientização da prevenção de tumores e anomalias prostáticas nos pets machos.  

Se você tem um cão idoso ou a partir de 6 ou 7 anos de idade, a atenção deve ser redobrada, pois o câncer de próstata é mais frequente nesta fase da vida, especialmente se o seu amigão não for castrado. Isso mesmo! Cães não-castrados têm mais chances de desenvolver a doença. 

Sintomas como incontinência urinária ou esforço para urinar e defecar, infecções urinárias que não respondem ao tratamento, dor abdominal, sangue na urina, febre e perda de peso só costumam aparecer com o avanço da doença; então, a melhor maneira de preveni-la, além da castração – que reduz a ocorrência desse tipo de câncer em mais de 90% –, é visitando o veterinário para a realização de check-ups regulares, pelo menos uma vez por ano.

Tudo isso, aliado a uma dieta balanceada, contribui para a qualidade de vida, a longevidade e a redução da incidência de outros problemas que acometem os cães machos, como prostatite, câncer de testículos e o aumento da próstata.

O tratamento vai depender do diagnóstico, e quanto antes for iniciado, melhores os resultados. Ele consiste, na maioria dos casos, na retirada do aparelho reprodutor do cão, ou seja, na castração. Estudos comprovam que, cerca de duas semanas após a esterilização, a próstata chega a diminuir em até 80% seu tamanho. Por isso batemos tanto na tecla da castração como prevenção!

Aproveite o Novembro Azul Pet para nos ajudar a conscientizar cada vez mais pessoas sobre o assunto, compartilhando essas informações e levando seu doguinho ao veterinário. Não espere o ano acabar pra checar se está tudo bem com a saúde dele! ;)

Escreva um Comentário

Avalie o post: *