Ínicio > Blog > Cachorro babando: será culpa do calor?
CATEGORIAS

Cachorro babando: será culpa do calor?

Cachorro babando: será culpa do calor? - Doglicious

Notou seu cachorro babando muito mais do que o normal? A baba canina é produzida pelas glândulas salivares e possui diferentes funções no organismo do animal, como a participação no processo de digestão.

É normal que algumas raças produzam mais saliva devido à forma mais caída dos lábios e da boca, como é o caso dos amigões Dogue Alemão, São Bernardo, Boxer e outros.

A salivação é uma característica normal dos cachorros. Trata-se de um processo importante para regular a temperatura do corpo, participa da alimentação e é estimulada sempre que seu amigo sente desejo de comer uma guloseima, como um delicioso petisco canino.

Mas é claro que se notar seu cachorro babando muito ou mais do que o habitual, vale a pena investigar. Cão babando também pode ser um sintoma de alguma condição ou de algo que mereça atenção, como ansiedade e até mesmo problemas bucais.

Cachorro babando muito: calor excessivo

Cachorro salivando é algo normal e cotidiano, mas quando isso vai além do normal, pode ser sintoma de algum problema que ele esteja passando, como o calor em excesso. Dias muito quentes, sol escaldante e ambientes pequenos e abafados fazem com que o animal de estimação sinta muito calor e, por consequência, aumente a salivação.

A baba é um esforço natural do próprio organismo para tentar abaixar a temperatura do corpo. Mas você também pode ajudar o seu amigo oferecendo água fresca e colocando ele em um lugar com mais sombra. Caso o seu cachorro esteja ofegante e com muita dificuldade de respirar, o ideal é levá-lo para uma consulta veterinária.

Cachorro babando: hipertermia canina

Em casos mais extremos, o cão pode desenvolver hipertermia canina. Causada pelo aumento extremo da temperatura corporal do cachorro, a hipertermia pode provocar muito desconforto e levar o animal a ter problemas mais graves.

A exposição do cão ao sol e a temperaturas muito altas são as principais causas para a hipertermia em cães. Contudo, fatores como obesidade canina, idade mais avançada e o excesso de exercícios físicos (principalmente em climas mais quentes e úmidos) também podem desencadear o problema.

Além da temperatura elevada e o cachorro babando muito, outros sintomas podem marcar a hipertermia. Fique de olho se o seu amigo apresentar esses sinais:

  • respiração ofegante;
  • vômitos;
  • diarreia;
  • andar cambaleante;
  • fraqueza;
  • tremedeira.

Cachorro babando: causas e tratamento

Além do calor excessivo, outros fatores podem levar seu amigo a babar mais do que o normal. Confira algumas causas e tratamento para cachorro babando:

  • Ansiedade e nervosismo

Em alguns cachorros, a baba pode ser um sinal de estresse por vários motivos. Alguns cães podem babar pelo nervosismo de ficarem sozinhos; outros por se incomodarem com barulhos ou ruídos externos; já outros pela ansiedade no caminho ao veterinário, entre outras razões.

  • Problemas bucais

Inflamação na gengiva, abscessos dentários, falta de higiene bucal, entre outros, são razões para que a salivação do cachorro aumente. Outras situações, como mastigar planta venenosa, mastigar algo que machuque o interior da boca ou sofrer um choque ou queimadura por morder um fio elétrico também entram nessas causas. Caso o seu amigo estiver babando muito, leve-o ao veterinário.

Cachorro babando por petisco

Sabe quando a gente tem desejo de comer algo e até fala: “Nossa, deu água na boca!”? Com os cães não é diferente. Eles podem babar ao sentir o cheiro de um delicioso petisco para cachorro. Nesse caso, o tratamento para cessar a baba é oferecer um dos petiscos de DogLicious!

Blog DogliciousBlog DogliciousBlog Doglicious

Blog DogliciousBlog Doglicious

A linha DogLicious Bone é perfeita para rechear os momentos de muita diversão com os deliciosos sabores de bacon e de carne.

Blog DogliciousBlog DogliciousBlog Doglicious

DogLicious Dental Fresh é uma linha de petiscos com formatos e texturas especiais, que contribuem para o cuidado oral diário e auxiliam no controle do tártaro, sem perder o sabor e a crocância.

 

Blog DogliciousBlog Doglicious

Blog DogliciousBlog Doglicious

Os bifinhos e sticks de DogLicious vêm nos sabores de calabresa, carne e frango. Têm sabor para todos os gostos! Além disso, possuem formatos e tamanhos divertidos para o seu pet se deliciar brincando.

Blog DogliciousBlog DogliciousBlog Doglicious

Esses são os petiscos com os formatos mais divertidos e criativos. A linha de DogLicious Agrado possui sabores deliciosos, que podem ser oferecidos na forma de agrado ou recompensa!

Blog DogliciousBlog DogliciousBlog Doglicious

Os biscoitos de DogLicious Biscoito Croc são perfeitos para proporcionar mais sabor e diversão aos momentos preferidos do seu amigo. Descubra essa crocância!

Escreva um Comentário

Avalie o post: *