Ínicio > Blog > Cachorro tossindo: o que pode ser?
CATEGORIAS

Cachorro tossindo: o que pode ser?

Cachorro tossindo: o que pode ser? - Doglicious

Você já viu o seu cachorro tossindo? Chamado de tosse canina, esse sintoma nada mais é do que um mecanismo natural do corpo para eliminar secreções que estejam atrapalhando as vias respiratórias do seu amigo, como mucosidade ou substâncias estranhas.

A tosse em cachorro pode surgir por diversos motivos, como infecção provocada por vírus, fungos e bactérias; alergias a determinados organismos; problemas cardíacos; e até mesmo engasgamento com alimentos.

Como curar tosse de cachorro

Como a tosse é um problema bem comum, que pode ter diversas origens, é importante que você saiba identificar o tipo de situação para ajudar. Em casos de tosse pontual, ou seja, quando a sua função é apenas expulsar alguma coisa presa, basta dar um pouco de água para acalmar as vias respiratórias.

Porém, quando for uma tosse constante, é importante consultar um médico-veterinário. Conte a ele detalhes sobre o caso do seu amigo, desde quando começou, com que frequência acontece, se a tosse do cachorro está seca etc. O profissional irá avaliar, fazer os exames necessários para identificar a origem do problema e recomendar o melhor tratamento para o seu peludo.

Há casos em que recomenda-se diminuir a frequência de atividade física. Não é necessário eliminar completamente todas as atividades e passeios, somente ajustar às necessidades momentâneas do seu amigo. Reduzir a quantidade de exercícios diários evita o possível aumento da tosse e agravamento de problemas respiratórios.

A troca da coleira também é uma dica importante. Opte pelas peitorais para permitir que o pescoço fique livre. Os modelos tradicionais, que ficam em volta do pescoço, podem fazer com que o seu amigo tenha tosse com mais frequência.

Cachorro engasgando: como identificar  

A tosse de cachorro também pode estar ligada a um quadro de engasgamento. Alguns cachorros estão sempre engolindo, mastigando ou se divertindo com algum objeto na boca, como bolas, gravetos, meias ou qualquer coisa que você deixe ao alcance deles. Mas o risco deles se engasgarem com alguma dessas coisas é grande.

Se o seu amigo estiver engasgado, ele pode andar em círculos, levar a pata na boca e até mesmo agir de forma meio desorientada, sem saber o que fazer. Para evitar que isso aconteça é preciso manter o cachorro sempre seguro e longe de objetos que ele possa mastigar, engolir e se machucar.

Além disso, é sempre bom ter em mente algumas técnicas caso o seu pet engasgue, já que a reação tem que ser rápida. Listamos alguns sinais de que o cachorro está engasgando:

  • levar a pata na boca;
  • tossir constantemente;
  • babar;
  • fazer esforço e barulho para respirar;
  • vomitar;
  • choramingar.

Como desengasgar o cachorro

Ao notar que seu amigo está engasgado, o ideal é ligar rapidamente para o veterinário e pedir orientações. Ele irá orientá-lo em relação aos primeiros socorros ou irá até a sua casa se estiver disponível. Nesses casos, também recomenda-se levar o cão para a emergência. Inclusive, é sempre vantajoso saber qual é a emergência 24h mais próxima da sua casa.

É preciso sempre proteger nossos amados cães de problemas como esses, oferecendo sempre o que eles realmente podem morder, mastigar e engolir sem nenhuma preocupação.

Petisco para cachorro

Para evitar ver o seu cachorro tossindo, engasgando ou sofrendo dificuldade respiratória, é preciso sempre oferecer alimentos próprios para cães. Também é importante se atentar na indicação do alimento para cada porte de cachorro, pois as partículas possuem tamanhos diferentes.

E o bom é que os cuidados com a saúde também podem envolver muito sabor e diversão, para isso escolha DogLicious!

Contando com os melhores petiscos para cães de DogLicious, fica fácil agradar seu amigo. Todos os produtos são feitos para que ele aproveite o máximo do sabor e da crocância de cada partícula. É importante considerar a quantidade de petiscos recomendada, para isso é só checar nas embalagens.

Escreva um Comentário

Avalie o post: *